Search

07 January 2022

BOOK: Judá Leão Lobo. Opinião Pública: ensaios de teoria, história e política constitucional. (Curitiba: Editora Fi, 2020). ISBN: 978-65-5917-147-7. OPEN ACCESS

 

(Source: https://www.google.com/search?q=Opini%C3%A3o+P%C3%BAblica:+ensaios+de+teoria,+hist%C3%B3ria+e+pol%C3%ADtica+constitucional&sxsrf=AOaemvKtxyY4Dy15YVgEBEIRQwuUpYpoDw:1640018165089&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiAs57h5_L0AhWuM-wKHQnLDhUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=568&dpr=1#imgrc=FzrreiEk_GwgCM)

As distintas narrativas submetem-se a regimes particulares de elaboração. A contadores de lendas e estórias , é permitido e até desejável o inventar trechos inteiros, transmitindo aos mais jovens a tradição oral, reformulada ao sabor de imaginação e reações dos ouvintes. A literatura partilha de inventividade semelhante. Por mais comprometido o movimento literário com a descrição da realidade, trata-se de elaborar a ilusão do real, retratando os fatos de forma verossimilhante, não na complexidade muitas vezes inverossímil de sua sucessão. Isso quando há pretensão realista. Dentro da perspectiva adotada, a narrativa histórica, se difere da literária no compromisso de sustentar suas hipóteses com arcabouço probatório, associando retórica a prova , também não se desvincula dela no potencial interpretativo. Limita-o, no entanto, ao horizonte de indícios, testemunhos, vestígios, representações visuais, todos colhidos numa investigação centrada em detalhes sutis, gestos quase involuntários , habitando, de preferência, documentos marginais, casos anômalos, fontes menores . Não se reduz à exclusão, assim, a relação complexa entre narrativa histórica e literária, desdobrando-se, por um lado, num distanciamento indiciário mitigado pelo proceder interpretativo do historiador; por outro, numa identificação da literatura como fonte a proporcionar testemunhos perspicazes e valorosas percepções contextuais.


Sumário: 

Apresentação
Introdução

1 Publicidade e responsabilidade: os pilares constitucionais da opinião pública
1.1 Do pensamento ao cotidiano constitucional: veredas do Tribunal da Opinião Pública

2 Da teologia moral à teologia política: as raízes morais da opinião pública
2.1 Comendador Antônio Alves de Araújo: o sacrário de todas as virtudes
2.2 Manoel Eufrásio correia: o político imperial entre virtude, eloquência e cientificidade 
2.3 Dignidade familiar e investidura simbólica: dos corações ao parlamento nacional

3 Crítica antimonárquica e acontecimento: a sensibilidade episódica da opinião pública
3.1 Reviravoltas da abolição: ascensão republicana e repercussões na opinião nacional
3.2 Opinião entre liberdade e licença: a tensão geral no gesto particular

Conclusão 

More information: https://www.editorafi.com/147opiniao

No comments: