Search

08 December 2020

BOOK: Antonio GASPARETTO JÚNIOR & Pedro Ivo DIAS TANAGINO, Democracia e estado de exceção: entre o temporário e o permanente (Curitiba: Editora CRV, 2020). ISBN:978-65-5868-050-5, pp. 236, R$ 54,00

 
(Source: Editora CRV)

ABOUT THE BOOK

O livro que o leitor tem em mãos se caracteriza pela diversidade temática que se encontra nos seus dez capítulos, escritos por autores e autoras que atualmente apresentam sólidas pesquisas nos campos do Direito, da História e da Ciência Política, em torno dos conceitos de “democracia” e “estado de exceção”. Suas investigações exibem os mais variados objetos e problemas de estudo, abordados a partir de diferentes enfoques, com grande aposta na interdisciplinaridade em suas abordagens. Estes estudos se aprofundam sobre conceitos, pensadores, instituições, constituições, códigos, leis e normas, questões de gênero, etnias, sexualidade, identidade e classe social, analisados à luz dos problemas, contradições, utopias e desafios que compõem os processos de lutas, compromissos, golpes e resistências em que se formaram os sistemas democráticos contemporâneos. Esses temas têm ganhado cada vez mais centralidade nas Ciências Sociais, e conquistam a atenção de grandes públicos com o destaque que têm recebido na imprensa e na internet, diante das transformações que demarcam o avanço do neoliberalismo e da globalização, que vem trazendo a reboque alguns dos principais dilemas e contradições de nossos tempos. No centro desses debates encontra-se uma miríade de disputas em torno do passado e do futuro das democracias em que vivemos.

ABOUT THE EDITORS

Antonio Gasparetto Júnior: pós-Doutorando em História pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor (2018), Mestre (2014), Bacharel e Licenciado (2010) em História e Bacharel em Administração Pública (2017) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio de doutoramento (Chercheur Invité) na École Doctorale d’Histoire Moderne et Contemporaine da Université Paris-IV – Sorbonne (2015-2016). Professor Formador na Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor Conteudista na Universidade de Pernambuco (UPE), Professor Substituto no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e Professor Efetivo de Educação Básica (PEB) no estado de Minas Gerais. Pesquisador integrado ao Laboratório de História Política e Social (LAHPS) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade (LEPCON). 

Pedro Ivo Dias Tanagino: bolsista de pós-doutoramento (PNPD-CAPES) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutor e mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio de doutoramento no Instituto de Ciência Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Autor da tese A Síntese Integral: a teoria do integralismo na obra de Miguel Reale (1932-1939). (UFJF, 2018).


More information and the table of contents with the publisher.

No comments: