Search

26 November 2020

BOOK: Luigi LACCHÈ, “Não Julgueis” – Antropologia da justiça e figuras da opinião pública entre os séculos XIX e XX (Belo Horizonte: lafayette, 2020), R$ 24

 

(Source: https://lafaeditora.com.br/produto/nao-julgueis-antropologia-da-justic%cc%a7a-e-figuras-da-opinia%cc%83o-publica-entre-os-seculos-xix-e-xx-luigi-lacche/)

Trazemos ao público de língua portuguesa a tradução de “’Não Julgueis’: antropologia da justiça e figuras da opinião pública entre os séculos XIX e XX”, escrito pelo professor Luigi Lacchè, catedrático de História do Direito e ex-reitor da Universidade de Macerata, na Itália. A presente obra, originalmente publicada em italiano, já foi traduzida para o alemão e para o espanhol e é fruto de conferência realizada em 2008 para o curso de História da Justiça na Universidade de Nápoles.

Partindo da literatura e passando pela tradição cristã, pela filosofia e pela crônica jornalista chega até a história do direito, construindo uma visão integrada de “o penal”, concepção cunhada pelo mestre do professor Lacchè e um dos principais historiadores do direito penal do século XX, Mario Sbriccoli.

[…] A abordagem do autor é fruto de longa meditação acerca da construção de uma narrativa historiográfica adequada à complexidade da questão penal. Esta, como visto, apresenta-se mais enquanto um caleidoscópio do que propriamente um monólito. É justamente na variedade de fontes que é possível, senão necessário, reconstruir o penal.

[…] A disponibilização deste texto do professor Lacchè em nosso idioma pode nos estimular a apostar em tal perspectiva da História do Direito, que ultrapassa o basilar — muito necessário em uma área em formação — estudo das grandes legislações, dos principais institutos doutrinários e da praxe tribunalícia.

Luigi Lacchè is professor of legal history at the University of Macerata

No comments: